Total de visualizações de página

sábado, 18 de julho de 2015

Aluno: Oder Junior Silva de Sá
            
Exercício
1)Existem Relações entre as propostas dos seguintes pedagogos musicais e os parâmetros apontados abaixo? Se sim, explicite quais são essas relações:
Parâmetros
Pedagogos Musicais
-Composição
-Orff
-Apreciação
-Martenot
-Performance
-Paynter
-Teoria e Leitura Musical


R= Percebe-se que para Karl Orff, quando ele fala em improvisações, esse vem a respeitar o momento de composição da criança no processo de musicalização que  sua proposta apresenta, o próprio processo de ensino com a participação do professor, trás consigo a performance também consigo, não seria diferente quando ele mostra o ensino de danças de diferentes países, ao qual pretende-se a ensinar a experenciação corpórea de espaço e tempo, individuais e grupais, com diferentes dinâmicas, favorecendo a percepção do próprio corpo, em relação ao grupo, nesse caso, percebe-se a apreciação. Quando Martenot trabalha se pretende a trabalhar um canto espontâneo e reafirma que esse costuma ser compatível com o desenvolvimento natural do aparelho vocal, ele está trabalhando com a performance. Martenot enfatiza a complexidade da leitura musical que implica na compreensão horizontal e vertical. Para ele, a leitura é processada a partir da memorização de sinais e seus significados, isto é, o conhecimento das notas, dos valores: medida, tempo, desta feita, entende-se que existe uma relação veemente entre Martenot e Teoria Musical, juntamente com a Leitura Musical. Já, no caso de Paynter, ao comparar a composição de uma poesia a uma composição musical, é notável que o processo composicional em música torna primazia, ao falar na exploração de instrumentos musicais, compor experimentos e executá-los aos outros tem-se duas ações a de apreciação e performance.
2)Quais são os princípios pedagógicos e as principais ideias sobre educação musical dos pedagogos abaixo?
a)Orff: R= Tem sua proposta pedagógica baseada nos estudos de Jaques-Dalcroze e Laban, aos quais revolucionaram o conceito de Educação na dança e na elaboração de atividades relacionadas ao movimento corporal. Karl Orff contribuiu não somente à Música, mas, também ao teatro no decorrer do século XX. Ao trabalhar processos composicionais, fundamentava-se em blocos, estruturas em forma de pilares, de bordões e de ostinatos, os quais carregam uma condução melódica própria, aos quais demonstram o porte cênico, a fantasia e o imaginário. Para ele, a educação musical parte do entendimento de que linguagem, música e movimento estão originalmente interligados fenômenos rítmicos.
b)Martenot:R= Fala sobre a democratização do ensino musical, pois, todos os que almejam expressar-se através da música. Estudos de instrumentos musicais não deve ser oferecido a diferentes faixas etárias – crianças, adolescentes e adultos – os quais estejam a procura de melhoria na qualidade de vida. Para Martenot, o processo pedagógico-musical tem seu ponto inicial na valorização do ser humano enquanto ser dotado de corpo e mente.

c)Paynter:R=O pensamento desse teórico fundamenta-se, por um lado, nas ideias educativas características do início do século XX, onde as bases são princípios de liberdade, descoberta e individualidade, sua principal característica da experiência artística é a criatividade, para ele o processo composicional é a melhor maneira de se musicalizar as crianças e educar jovens e adultos. No âmbito do seu fazer musical, estão presentes: a escuta, a improvisação sobre o que se aprecia, a composição com instrumentos musicais diferentes e a integração da música com outras áreas artísticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário