Total de visualizações de página

domingo, 17 de agosto de 2014

Referência em quê?

Neste domingo, eu estou assistindo a uma partida de basquetebol, onde estamos no terceiro quarto e, o Brasil está perdendo dos Estados Unidos por EUA 66 X 59 BRA, você sabe como funciona uma partida de basquete? São quatro quartos, cada um dura cinco minutos, basicamente, é por aí.
Mas, não é exatamente disso que quero abordar mas, lembrar-vos que há mais de um mês, na Copa do Mundo realizada aqui no nosso país, a chamada "Copa das Copas", perdemos de Alemanha 7 X Brasil 1 e, Holanda 3 X Brasil 0 e, surge o seguinte questionamento:
-Por que não somos referência nos esportes?
-Quando nos tornaremos uma potência, de fato, no futebol?
-Quando nos tornaremos uma potência na Educação?
Espera aí, o que a Educação tem haver com esporte, se alguns países do Continente africano se destacam em competições internacionais de atletismo?
Se você acredita na desconexão da Educação com o Esporte por esse motivo, então, vamos conversar um pouco sobre isso.
Tanto o basquetebol quanto o futebol são exemplos de esporte coletivo, devem ser jogados usando raciocínio lógico, estratégia, fundamentação tática e inteligência humana, concorda comigo? Para Barroso e Darido (2006) o esporte é tratado por vários autores como um fenômeno sócio-cultural, sendo considerado como patrimônio da humanidade. Para Korsakas (2002), o esporte moderno originou-se no século XIX. Paes (2002) aponta que o esporte seja profissionalizado, mas, iniciando seu compartilhamento no ambiente escolar. Ambiente escolar? Para quê, se não há nenhuma conexão entre ambos? Contamos milhares de pesquisas que afirmam que a Educação é a base de tudo, não sendo diferente nas práticas desportivas, então, como pode um país em que a corrupção é crônica e cultural, os políticos que se inserem nas casas legislativas (Desde às Câmaras Municipais até o Congresso Nacional) só pensam em garantir riquezas para suas próximas 20 gerações, os próprios magistrados que se envolvem com esquemas de enriquecimento ilícito mas, como são os "senhores da toga" não podem ser questionados por isso, os técnicos esportivos se envolvem com esquemas (desde lavagem de dinheiro à apropriação indébita de percentuais sobre contratos e sonegação de impostos), querer ser referência nos esportes?
Dia 11.08.2014, a Contadora do doleiro Alberto Youssef, a sra Meire Poza revelou um esquema de corrupção que favorecia partidos políticos, nomes do congresso nacional e empreiteiras, envolvia financiamentos de campanha, favorecimento político e outros trambicamentos, ela chegou a afirmar que "nunca tinha visto tanto dinheiro na sua frente", tivemos a famosíssima "CPI dos correios", "CPI do Mensalão", revelando o "Valerioduto", nos estados brasileiros e nos municípios, também presenciamos situações similares, neste momento, que antecedem às Eleições de 2014 é que veremos mesmo a coisa pegando, onde, até pastores evangélicos (que na verdade, são lobos na pele de cordeiros) farão suas negociatas, vendendo seus fiéis em troca de dinheiro, favores políticos e, até mesmo empregos para seus filhos e parentes. (Jesus Cristo nos socorra!)
Minha gente, um país desse que não é referência na Educação, por exemplo, a Presidenta Dilma Roussef, no último dia 25 de junho do corrente ano, sancionou a Lei 13005/ 2014 que aprova o Plano Nacional de Educação, o qual prevê até 2020, dez por cento do PIB nacional para a Educação, valorizar os profissionais da educação básica e superior e equiparar seus rendimentos médios aos dos demais profissionais com escolaridade equivalente, dentre outras coisas.
Agora, é impossível tornar-se referência em alguma coisa, se isso não começar pela Educação, continuaremos tomando de 7 X 1 no futebol, ora, os jogadores de futebol não conseguem nem oferecer uma entrevista para a imprensa de forma lógica, que dirás oferecer tática, estratégia e inteligência.
Esse é o momento para nossa reflexão, pois, até a década de noventa tínhamos uma ideologia política governando, a partir de 2001, temos outra ideologia, continuamos com má administração dos recursos públicos, corrupção, que os que estão no poder, ainda têm a cara de pau de dizer que, "pelo menos, estão fazendo CPI´s e investigações para colocá-los na cadeia", veja se isso tem cabimento. Se é direita, rouba, se é esquerda rouba do mesmo jeito, mas, se auto-denunciando, onde chegaremos?
Há dois anos atrás, fui candidato a Vereador aqui em Manaus, fiquei decepcionado com a maioria da população que só vota se ganhar R$ 50,00, ou R$ 100,00, ou rancho, marmita e, haja a eleger políticos corruptos, ineficientes, vendidos, analfabetos, não foram capazes de analisar e refletir sobre o perfil de cada candidato.
E, por fim, fica a dica, analise cada situação, vote consciente e perceba quem quer se reeleger, procure conhecer as propostas, se os mandatos de quem já está foram relevantes para a sociedade.
Que Deus vos abençoe, graça e paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário