Aluno: Oder Junior Silva de Sá
Exercício
1)Defina o que é modelo C(L)A(S)P exemplificando quais
são as modalidades de ensino de música que o compõe, e como elas devem ser
abordadas:
R= De acordo com a
autora, Swanwick (1979) propõe uma fundamentação abrangente para a
integração das atividades através do Modelo C(L)A(S)P. No modelo, Swanwick
enfatiza a centralidade da experiência musical ativa através das atividades de
composição - C -, apreciação - A - e performance – P, ao lado de atividades de
“suporte” agrupadas sob as expressões aquisição de habilidades (skill
acquisition) - (S) - e estudos acadêmicos (literature studies) - (L). Os
parênteses indicam atividades subordinadas ou periféricas - (L) e (S) - que
podem contribuir para uma realização mais consistente dos aspectos centrais -
C, A e P. Conhecimento teórico e notacional, informação sobre música e músicos
e habilidades são meios para informar (L) e viabilizar (S) as atividades
centrais, mas podem facilmente (e perigosamente) substituir a experiência
musical ativa. Swanwick (1979) reafirma que a experiência em um campo de
C(L)A(S)P pode informar e iluminar outros campos. Compor a partir de um
determinado elemento sonoro ou técnica, por exemplo, pode levar a uma maior
consistência e coerência na performance desses elementos
2)Quais são as contribuições para o aluno de um ensino de
música que aborde composição, apreciação
e a performance, segundo o texto?
R=Conforme a autora,
um dos fundamentos contemporâneos da educação musical
se baseia na ideia de que as modalidades composição, apreciação e performance
são, de alguma forma, interativas, e devem ser integradas na educação musical.
Acredita-se que uma modalidade pode enriquecer, aprimorar e iluminar
experiências subsequentes, visão essa compartilhada por vários educadores. Os
alunos aumentam a percepção e reação após as atividades de execução, visto que,
essa tende a desenvolver um senso crítico mais apurado e uma visão analítica
melhor elaborada em relação à música apreciada. Já, o processo de composição e
improvisação dos alunos se alarga, fazendo com que eles adquiram um maior
domínio das técnicas diante do instrumento a ser executado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário