Total de visualizações de página

sábado, 18 de julho de 2015

Aluno: Oder Junior Silva de Sá
            
Exercício
1)Defina o que é modelo C(L)A(S)P exemplificando quais são as modalidades de ensino de música que o compõe, e como elas devem ser abordadas:
R= De acordo com a autora, Swanwick (1979) propõe uma fundamentação abrangente para a integração das atividades através do Modelo C(L)A(S)P. No modelo, Swanwick enfatiza a centralidade da experiência musical ativa através das atividades de composição - C -, apreciação - A - e performance – P, ao lado de atividades de “suporte” agrupadas sob as expressões aquisição de habilidades (skill acquisition) - (S) - e estudos acadêmicos (literature studies) - (L). Os parênteses indicam atividades subordinadas ou periféricas - (L) e (S) - que podem contribuir para uma realização mais consistente dos aspectos centrais - C, A e P. Conhecimento teórico e notacional, informação sobre música e músicos e habilidades são meios para informar (L) e viabilizar (S) as atividades centrais, mas podem facilmente (e perigosamente) substituir a experiência musical ativa. Swanwick (1979) reafirma que a experiência em um campo de C(L)A(S)P pode informar e iluminar outros campos. Compor a partir de um determinado elemento sonoro ou técnica, por exemplo, pode levar a uma maior consistência e coerência na performance desses elementos
2)Quais são as contribuições para o aluno de um ensino de música que aborde  composição, apreciação e a performance, segundo o texto?

R=Conforme a autora, um dos fundamentos contemporâneos da educação musical se baseia na ideia de que as modalidades composição, apreciação e performance são, de alguma forma, interativas, e devem ser integradas na educação musical. Acredita-se que uma modalidade pode enriquecer, aprimorar e iluminar experiências subsequentes, visão essa compartilhada por vários educadores. Os alunos aumentam a percepção e reação após as atividades de execução, visto que, essa tende a desenvolver um senso crítico mais apurado e uma visão analítica melhor elaborada em relação à música apreciada. Já, o processo de composição e improvisação dos alunos se alarga, fazendo com que eles adquiram um maior domínio das técnicas diante do instrumento a ser executado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário